sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

É CARNAVAL, É ALEGRIA




A origem do carnaval remonta a Grécia antiga, antiga mesmo.
Há registro que tenha surgido entre os anos de 600 à 520 a.C.
Isso mesmo!!! Tem todo esse tempo.
Incrível!!!

Sempre manteve relação direta com o culto aos deuses e esteve ligado à religiosidade.

Já a festa carnavalesca surgiu a partir do seculo XI, na implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a chamada quaresma.

Esse longo período de privações acabou por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a quarta feira de cinzas, o primeiro dia da quaresma.

A palavra "carnaval" está desse modo, relacionada com a idéia e deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

A festa chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.



No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

Histórias e origens a parte, o que vale mesmo é a grande alegria que esta data tão especial representa na vida de milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo, em especial e principalmente, quando se trata do povo brasileiro, que aguarda ansiosamente esta tão esperada época do ano.

Então, para que ninguém fique de fora dessa grande festa pagã, fica a dica dos bailes que acontecerão na região e também informações a respeito do desfiles em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em Santos, confira toda a programação do que vai rolar em http://www.santos.sp.gov.br/carnaval/page.php?24, aproveite e caia no samba.

Nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, acesse http://carnaval.uol.com.br/2012/sao-paulo/, e fique por dentro da programação.



Então, seja nos salões de baile, seja na avenida, seja na viajem tranqüila, ou até mesmo no lar doce lar, o que importa mesmo e o que a equipe do Vestido de Bolinha deseja à todas as leitoras, é muita alegria e diversão.

E não esqueçam da segurança na hora da transa, com o uso de camisinha, a prudência na bebida, tudo regado à muito respeito ao próximo.

EXCELENTE FERIADO DE CARNAVAL.

Beijos cheios de samba no pé.
Equipe VB

Nenhum comentário:

Postar um comentário